Muitas empresas tiveram que se adaptar ao cenário atual em diversos países, em decorrer da quarentena. Por isso, a melhor opção para não ficar parado, foi aderir ao Home Office, ou seja, trabalhar de casa. Mas, manter a equipe focada, engajada e produtiva é uma tarefa e tanto. Para isso, separamos algumas dicas, como:

Faça gestão do trabalho remoto
Planeja as atividades que a sua equipe deverá realizar e determine as etapas, prazos e quais serão os colaboradores responsáveis por cada projeto, para otimizar a entrega destas tarefas, de modo que o prazo seja cumprido.

Faça chamadas para aproximar a distância
Momentos de quarentena e distanciamento social pedem proximidade. Faça chamadas de vídeo para aproximar sua equipe e garantir que todos estejam animados para continuarem sendo produtivos.

Utilize ferramentas de gestão
Existem inúmeros softwares que gerenciam o trabalho empresarial. Se sua empresa ainda não trabalha com este tipo de ferramenta, agora é a hora de inovar e pensar num programa que controle as tarefas e o passo a passo a ser desenvolvido por cada departamento envolvido no processo.

Mantenha a equipe motivada
Manter o foco da equipe e a motivação é imprescindível em momentos de quarentena e distanciamento social. Por isso, determine alguns horários para pequenos intervalos durante o expediente e proponha que essas pequenas pausas sejam de até cinco minutos para cada 25 minutos de trabalho. Isso fará com que o seu colaborador tenha um respiro, possa ir ao banheiro, tomar água, checar as redes sociais ou apenas descansar a mente e não se sentir sobrecarregado.

Dê dicas para sua equipe
Escolher o local de trabalho para o Home Office é importante. Pois, o colaborador precisa de sentir confortável para se manter produtivo e saudável. Para isso, dê dicas aos seus colaboradores para que escolham locais silenciosos e que permitam manter a postura e organização.

Material para Home Office
Certifique-se que seus colaboradores tenham acesso ao material de trabalho necessário para o Home Office. Por isso, verifique se eles dispõem de conexão de internet, se esta conexão é de qualidade e servirá para o trabalho. Também verifique se esses colaboradores têm computador ou notebook para o uso de Home Office e ajude-os com as ferramentas necessárias para o acesso remoto, através de plataformas para esta finalidade, oferecendo suporte e auxílio para instalar determinados programas de trabalho.

Ferramentas para ajudar o Home Office
Existem vários programas que podem ser usados para videoconferências, como:

Zoom Meetins;
Google Hangouts;
Skype;
Microsoft Teams.
E, para gerenciar as tarefas, existem muitas plataformas, como:

Trello;
Asana;
Runrun.it.
Ah! Não se esqueça de manter sua equipe unidade, com pensamentos positivos e foco. O que importa em momentos como o que estamos vivenciando, é manter todos os colaboradores calmos e a par dos acontecimentos que envolvem a empresa e o trabalho como um todo.

Aproveite as reuniões e ao final de cada uma delas, peça para os colaboradores ligarem as câmeras, caso estejam desligadas, e converse cinco minutos assuntos aleatórios, sobre como está a rotina, como está o trabalho sendo realizado de casa. Perguntas pessoais indicam que você se preocupa com o colaborador e transmite a sensação de bem-estar e cuidado por sua parte com ele.

Enfim, esperamos ter colaborado para um Home Office mais produtivo, alegre e sadio!

Deixe um comentário

Minimum 4 characters
WhatsApp chat
Escolha a cidade
para continuar
CATANDUVA
NOVO HORIZONTE
IBITINGA